Como fazer um currículo eficaz?

O que é um currículo e por que você precisa de um quando procura emprego? Um currículo é uma compilação escrita de sua educação, experiência de trabalho, credenciais e realizações. A maioria dos cargos profissionais exige que os candidatos enviem um currículo e uma carta de apresentação como parte do processo de inscrição .

Em muitos casos, seu currículo é o primeiro documento que um gerente de contratação examinará ao revisar sua inscrição e, portanto, é uma verdadeira “primeira impressão”. Assim, é importante dedicar tempo e esforço para desenvolver e manter um currículo atualizado e preciso.

Se você está escrevendo seu primeiro currículo, ou você não atualizou o seu em um tempo e precisa de atualização, aqui está um guia passo-a-passo para escrever um currículo que irá ajudá-lo a obter o emprego desejado.

Revise o propósito de um currículo

Pense em um currículo como “auto-propaganda” que resume sua experiência em uma página. Seu currículo é uma das partes mais importantes do seu pedido de emprego. Ele dá ao gerente de contratação uma visão geral das qualificações que você tem para o trabalho para o qual está se candidatando.

Você também deve se familiarizar com a diferença entre um currículo e uma carta de apresentação :

  • Um currículo é normalmente enviado com uma carta de apresentação, que é um documento que fornece informações adicionais sobre suas habilidades e experiência em forma de carta.
  • Um currículo é um resumo conciso e muitas vezes com marcadores , enquanto uma carta de apresentação destaca e expande determinadas características ou realizações que seriam recursos únicos ou ideais para o trabalho específico.

Comece fazendo um depósito cerebral de sua experiência

Um currículo efetivo apresenta um resumo das qualificações que levará o gerente de contratação ou o empregador a seguir em frente e convidá-lo para uma entrevista para o cargo.

Além de detalhes sobre habilidades, educação e histórico de trabalho, os currículos também podem ter seções opcionais, como um objetivo , uma declaração sumária , habilidades ou destaques na carreira . Essas seções podem ser adicionadas depois de você ter compilado todas as informações factuais que você precisa listar em seu currículo.

Para muitas pessoas, pode ser útil sentar-se com uma caneta e papel ou um documento em branco do Word e anotar seu histórico de trabalho do início ao fim. É claro que, se você estiver no mercado de trabalho há muitos anos, isso não será eficiente em termos de tempo, portanto, você pode optar por se concentrar em suas posições mais proeminentes e relevantes.

curriculo

Faça uma lista de sua experiência de trabalho

Não importa a sua abordagem, seu objetivo será produzir uma lista cronológica de experiência relevante para os trabalhos para os quais você está se candidatando. Embora isso deva se concentrar na experiência de trabalho profissional, você também pode incluir prêmios ou elogios, experiência voluntária ou comunitária , cursos de pós-graduação e habilidades , bem como a sua educação universitária , que pode passar para o final de seu currículo primeiro emprego depois da faculdade.

Quando estiver trabalhando em seu despejo cerebral, certifique-se de incluir o nome da empresa, sua localização, datas de emprego e vários tópicos descrevendo sua função e responsabilidades para cada posição listada. Embora você precise expandir os pontos de marcação mais tarde, precisará dessas informações no mínimo.

Concentre-se em suas conquistas

Ao escrever as descrições para os trabalhos que você realizou, concentre-se no que você realizou em cada posição, em vez do que você fez. A listagem de realizações quantificáveis ​​de maneira numérica (aumento de vendas em 20%, redução de despesas em 10%, por exemplo) ajudará seu currículo a se destacar.

Certifique-se de combinar essas realizações com os critérios que o empregador está procurando no anúncio de emprego.

Se é um desafio (e pode ser!) Escrever descrições de currículos que chamarão a atenção do gerente de contratação, analise essas dicas de como melhorar o histórico de empregos do seu currículo – e escolher para uma entrevista.

O que deixar seu currículo

Há algumas coisas que não pertencem em um currículo para um trabalho. O que você exclui é tão importante quanto o que você inclui. Idealmente, o seu currículo deve refletir a experiência que é relevante para o trabalho que você está se candidatando, e normalmente não mais do que dez a quinze anos no passado. Como seu currículo deve, se possível, ter no máximo uma ou duas páginas , talvez seja necessário excluir certos itens.

Por exemplo, se você aceitasse um emprego e permanecesse lá por apenas um mês, não gostaria de incluir essa posição. Se você está fora da faculdade há mais de cinco anos, geralmente é melhor remover quaisquer estágios que tenha, supondo que você tenha outra experiência profissional para preencher a lacuna.

No entanto, este é um caso em que você vai querer usar seu bom senso. Se você foi para a faculdade para marketing e teve um estágio de marketing em seu último ano, então trabalhou como servidor nos próximos anos, e gostaria de incluir seu estágio de marketing.

Em última análise, você quer tentar encontrar um equilíbrio entre incluir experiências que sejam oportunas e relevantes.

Escolha um estilo de currículo

Existem vários tipos básicos de currículos usados ​​para se candidatar a vagas de emprego . Antes de gastar tempo escrevendo todos os detalhes em torno de cada posição que você teve, você deve decidir que estilo de currículo usar, pois isso pode afetar como você descreve, organiza e lista sua experiência, educação, habilidades, qualificações e outras credenciais para o emprego.

Suas opções incluem:

  • Cronológico – O tipo de currículo mais comum, no qual você lista sua experiência de trabalho em ordem cronológica inversa, do mais ao menos recente.
  • Funcional – Um currículo funcional se concentra em suas habilidades e habilidades, em vez de seu histórico de trabalho.
  • Combinação – Este tipo de currículo lista suas habilidades e experiência antes do seu histórico de emprego.

Que tipo de currículo é ideal para você?

Qual tipo de currículo você deve usar para sua busca de emprego? Isso depende do que você está tentando realizar. O objetivo de qualquer currículo é mostrar a um gerente de contratação os pontos fortes, habilidades e experiência do candidato no menor tempo possível. De acordo com um estudo, os recrutadores gastam menos de seis segundos revisando um currículo antes de passar para o próximo, portanto, é do seu interesse colocar suas melhores qualidades e realizações em uma posição de destaque na página.

Além disso, recomeços funcionais ou combinados também podem ser úteis se você estiver tentando desviar a atenção do leitor de algo – ou seja, grandes lacunas no seu histórico de trabalho ou desvios em campos não relacionados.

Comece a compilar seu currículo

Depois de decidir sobre um tipo de currículo, é hora de começar a escrever seu currículo. Você não precisa começar do zero. Primeiro, revise exemplos do tipo de currículo selecionado. Em seguida, escolha um modelo que você pode copiar e colar em um documento e, em seguida, preencha seu próprio histórico de trabalho.

Independentemente do tipo de currículo escolhido, procure adaptar seu currículo ao cargo para o qual está se candidatando. Embora seja perfeitamente aceitável usar um modelo de currículo , que você adapte para caber em cada descrição do trabalho, é uma má idéia enviar o mesmo currículo exato para várias aberturas, mesmo dentro do mesmo campo.

Seu objetivo deve ser escrever seu currículo com os robôs e os humanos em mente. Muitas organizações usam o Applicant Tracking Systems para classificar e avaliar currículos, antes de os gerentes de contratação darem uma olhada neles. Isso significa que você pode ter a melhor experiência e qualificações em um campo inteiro de candidatos, além de um currículo bastante decente, mas suas informações vão cair nas rachaduras se o seu currículo não contiver as palavras corretas . Boas palavras-chave se referirão não apenas à sua experiência, mas também à descrição do trabalho na postagem.

Formatar seu currículo

Depois de ter escrito e organizado suas informações de acordo com o tipo de currículo que você escolheu, certifique-se de formatá-lo de acordo com os padrões profissionais típicos . Você deve usar espaçamento consistente por toda parte e margens de tamanho uniforme em todos os lados, se possível. Geralmente, é melhor se ater às configurações padrão do seu processador de texto, mas, em alguns casos, se você reduzir as margens à esquerda, direita, superior e inferior, isso pode ajudar a comprar mais espaço para caber em uma página .

Embora os currículos visuais ou de infográficos tenham se tornado modernos em alguns setores, é sempre uma aposta segura manter a formatação tradicional: página em branco, texto em preto, fonte legível. Escolha uma fonte básica , como Arial, Times New Roman, Calibri, Helvetica ou Georgia. Idealmente, o tamanho da sua fonte não deve ser maior do que 12 e não menor que 10,5.

Mesmo que você esteja enviando cópias apenas digitalmente, é uma boa idéia imprimir o seu currículo (como é possível que os gerentes de contratação estejam fazendo) para ter certeza de que ele será impresso em uma única página e é fácil de ler em formato impresso. Ler uma cópia impressa do seu currículo também ajudará você a garantir que haja bastante espaço em branco na página e pareça profissional.

Revise, Revise e Revise Novamente

Nem mesmo os revisores profissionais podem facilmente revisar seu próprio trabalho. Uma vez que você tenha cometido um erro de digitação, é difícil descobrir por si mesmo. Por esse motivo, é recomendável que um ou dois amigos de confiança consultem seu currículo antes de enviá-lo para consideração. Use esta lista de verificação de revisão de currículo primeiro, depois peça a alguém para fazer uma revisão final para ter certeza de que está perfeita antes de clicar em enviar ou fazer o upload para se candidatar a um emprego.

Pense no seu currículo como um documento vivo

No curto prazo, você deve ajustar o seu currículo com base em cada trabalho que você se aplica . Por exemplo, se uma das posições para as quais você está se candidatando parece pesar uma certa responsabilidade ou se concentrar em outra, você deve ter certeza de que seu currículo transmite sua experiência nessa área.

Ao mesmo tempo, você deve atualizar seu currículo com sua experiência à medida que ele se desenvolve, adicionando novas habilidades que você aprendeu, cursos que você tirou ou prêmios que você ganhou.

É muito mais fácil atualizar seu currículo periodicamente do que de uma só vez, portanto, mesmo quando estiver empregado, defina um lembrete para atualizar seu currículo a cada três meses, enquanto a informação ainda está fresca em sua mente. Isso tornará sua próxima busca de emprego muito mais fácil, caso você decida mudar de empresa ou carreira no futuro.

Use estes sete passos simples para construir um currículo para manter o seu atual e pronto para enviar, se você receber uma chamada de um recrutador, ou encontrar um trabalho que você gostaria de ser contratado e deseja candidatar-se imediatamente.

Compartilhe isso:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *